Efeitos colaterais do Tribulus terrestris

Efeitos colaterais do Tribulus terrestris

Efeitos colaterais do Tribulus terrestris

O Tribulus terrestris é uma planta medicinal cujo extrato, muito consumido na Ásia e na Europa, é utilizado como um suplemento natural em regimes de exercícios para crescimento e tonificação muscular, sendo um produto natural eficiente para substituir o uso de anabolizantes na formação e desenvolvimento atlético. Além disso, o Tribulus pode trazer benefícios para homens que desejam melhorar seu desempenho sexual a até mesmo em mulheres que desejam aumentar a libido sexual.

Produto Relacionado:

Tribulus - Tribulus terrestris

*OBS: O suplemento Tribulus terrestris é vendido pela empresa Level Suplementos / Loja da Natureza, anunciante do site. O site não é responsável pela venda dos produtos.

O Tribulus terrestris é utilizado por pessoas normais, atletas e até mesmo fisiculturistas, no entanto, só deve ser consumido na forma de extrato, seja em cápsulas ou em pó, de marcas regulamentadas pelas agências de saúde. E com orientação médica, caso o paciente esteja fazendo uso de qualquer tipo de medicação.

Efeitos colaterais do Tribulus terrestris

Os efeitos colaterais do Tribulus terrestris são extremamente raros, sendo pouco relatados, mas pode conter alguns pequenos efeitos colaterais pequenos relacionados a digestão e ao ao aumento dos níveis de testosterona. O Tribulus aumenta os níveis de testosterona do corpo, sendo que a testosterona em si possa causar efeitos colaterais secundários indesejados, tais como aumento dos níveis de agressividade, maior crescimento de cabelo (os fios de cabelo costumam nasceu um pouco mais espessos) e alargamento da glândula da próstata. Embora a testosterona no corpo possa causar estes efeitos potencialmente indesejados, o aumento da testosterona dificilmente é compreendido como um efeito colateral secundário do uso de Tribulus terrestris.

O efeito colateral mais relatado pelo uso de Tribulus terrestris é uma leve dor estomacal, que pode vir acompanhado ou não de náuseas. Na maioria dos casos, evita-se o problema consumindo o extrato de Tribulus terrestris durante ou logo após as refeições. Outra dica para quem sente os efeitos colaterais com o uso do Tribulus é tomar o suplemento natural junto com algum iogurte.

Alguns apontamentos indicam que o uso de extrato de Tribulus terrestris possa estar ligado ao desenvolvimento de ginecomastia, uma doença benigna rara que faz com que ocorra alargamento da região da mama em homens. Geralmente a ginecomastia é ligada ao uso de drogas e medicamentos que alteram a regulação normal dos hormônios sexuais, no entanto, tais estudos não indicavam o Tribulus terrestris como sendo responsável diretamente por estes efeitos colaterais.

Não há casos bem documentados sobre a interação do Tribulus terrestris com outros medicamentos, mas o uso do Tribulus não é recomendado para pessoas que sofrem com doenças cardíacas, diabetes, ou quaisquer outros problemas de saúde a longo prazo. O lítio pode interagir com o Tribulus, podendo causar efeitos adversos. Também pode diminuir o açúcar no sangue e interagir com remédios para diabéticos que são utilizados para o mesmo fim. Dentre os medicamentos para diabetes que o Tribulus pode causar interação se encontram a glimepirida (Amaryl), glibenclamida (DiaBeta, Glynase PresTab, Micronase), insulin, pioglitazona (Actos), rosiglitazona (Avandia), clorpropamida (Diabinese), glipizida (Glucotrol), tolbutamida (Orinase) e outros.

Tribulus terrestris - Suplemento Premium

120 Cápsulas - Extrato Seco

- Estimulante sexual (aumenta o libido)
- Auxilia no tratamento da impotência sexual
- Melhora a função erétil
- Aumenta a massa muscular

+ CLIQUE AQUI PARA VER MAIS DETALHES

*OBS: O suplemento Tribulus terrestris é vendido pela empresa Level Suplementos / Loja da Natureza, anunciante do site. O site não é responsável pela venda dos produtos.

Referências:
Tribulus terrestris: benefícios e propriedades medicinais. Plantas Medicinais e Fitoterapia. Tribulus. Uses, Side Effects, Interactions and Warning. WebMD.
Puncturevine [Tribulus terrestris L.]. California Departament of Food and Agriculture.
Journal of Ethnopharmacology: The Aphrodisiac Herb Tribulus Terrestris Does Not Influence the Androgen. Pubmed.gov.
Journal of Strength and Conditioning Research: The Effect of Five Weeks of Tribulus Terrestris . Pubmed.gov.
Tribulus. Dietary Supplement Label Database. National Institutes of Health.
Tribulus Terrestris Overview. HowStuffWorks.
Supplement Guide: Tribulus Terrestris. Mens Fitness.
Tribulus terrestris. Examine.com.
USDA. United States Departament of Agriculture. Tribulus terrestris L. Puncture Vine.

Comentários

Texto publicado em 12.07.2012. Última revisão ou atualização em 24.09.2014.